Êhhh campeôôôna!

Oiii! Tudo bem? Espero que sim! =)

Voltei rapidinho pra registrar um marco importante desse diário de bordo: depois de aproximadamente 1560h de estudo, finalmente entreguei minha tese do mestrado!

Ontem pela manhã, passei na gráfica pra pegar as 3 impressões da tese, as coloquei na mochila e peguei o ônibus pra UCD (universidade de Dublin). Dia chuvoso de primavera, bem cinza e introspectivo. Depois de uns 20min, chegando no campus, passei na minha sala pra pegar o formulário que devia acompanhar a tese e imediatamente bateu um sentimento de pré-nostalgia (como se fosse uma nostalgia brecada pela racionalidade do “calma aí que ainda não acabou direito” rs). Fui do meu campus (Richview) até o campus principal (Belfield), passando pela frente do campo de rugby e da academia. Ao entrar no prédio, scaneei minha carteirinha e já fui atendida por um moço que parecia ansioso por receber minhas 3 cópias. Comentei empolgadamente que o prédio era bonito e ele respondeu, em um tom que ainda não sei qual era, que havia sido recentemente reformado e que antigamente era escuro e feio…rs Entreguei o formulário onde dizia que minha orientadora havia acompanhado o processo e que a tese era de minha autoria, juntamente com as 3 cópias da tese. Ele me olhou, sorriu, disse que havia enviado o comprovante de recebimento no meu e-mail, levantou e disse: “Well that’s it, congratulations!” (Bem, é isso, parabéns!). As palavras do homem ecoaram na minha cabeça como se fosse a última coisa que faltava pra eu me tocar que ali se realizava um sonho. Saí imediatamente do prédio, desnorteada, com um nó na garganta, olhos cheios de lágrimas…os pensamentos não paravam pra que eu pudesse organizá-los. Sem saber pra onde ir ou o que fazer, me deparo com um lago e nada parecia mais propício do que uma pausa. Sentei em um dos diversos banquinhos, ainda sem conseguir organizar os pensamentos e só fiquei observando as gaivotas. Claro que isso não durou muito, me distraí com o whatsapp avisando pro Di que havia entregado a tese e que estava indo pra casa pra almoçarmos juntos. No caminho de volta pra casa, era difícil lembrar o porque do mestrado ter sido um sonho da minha vida. Acho que uma vez que você começa uma jornada com um objetivo final, sua perspectiva pode mudar tanto durante o caminho que as razões do princípio ficam nebulosas. Quando saí do Brasil no começo de 2013 coloquei isso como meta da minha vida, eu precisava provar pra mim mesma que superaria o que até então seria um dos meus maiores desafios individuais.
Engraçado que eu não sabia exatamente o que queria fazer, assim como quando era adolescente e minha mãe disse que eu faria um curso técnico, e assim como quando eu me formei do técnico que sabia que tinha que fazer faculdade…de uma certa forma, essa lógica de seguir estudando estava embutida nas minhas metas, e continuar seria preciso. Quando comecei a pesquisar mesmo sobre mestrados na Irlanda, vi que a diferença de valores para alunos internacionais e europeus eram absurdas. Encontrei uma faculdade perto de casa em que o preço era interessante, o curso era bacana e até mesmo me encontrei com o coordenador do curso para conversar um dia. Acabou que apareceu uma oportunidade de uma bolsa de mestrado integral de uma outra faculdade, através do meu trabalho. Meu chefe disse que não sabia se eu poderia porque não era arquiteta, mas como boa subordinada, não dei ouvidos e tentei mesmo assim! rs Me encontrei com a coordenadora do curso, conversamos bastante, ela disse que teria mais duas pessoas pra entrevistar e que me daria uma resposta durante a semana. Fiquei bem tensa, pois seria uma oportunidade de ouro! Dois dias depois recebo um email dizendo que eu era a candidata ideal para a vaga. Meu coração parou, tive que ler o email algumas vezes pra acreditar. Respondi dizendo que estava extremamente feliz e que mal via a hora de começar. Ela me mandou uma lista de documentos que eu teria que enviar, e uma das coisas primordiais seria o IELTS (uma prova de proficiência em inglês pra mostrar que eu seria capaz de fazer o mestrado). Fiz a prova, entreguei todos os documentos e estava tudo pronto pra começar! Conversei bastante com essa coordenadora que por acaso foi minha orientadora, ela me explicou como seria o processo todo, o que eu precisaria fazer e quando precisaria entregar. A rotina eram 3 dias por semana na faculdade e 2 dias por semana no escritório, porém do meio do mestrado até o fim eu ficava mais em casa, porque meu rendimento era infinitamente maior no conforto do meu lar…rs Todo o deslocamento, barulho, pessoas (acho que me tornei um pouco anti-social…rs) me tiravam a concentração loucamente! Descobri que o segredo pra produzir muito em casa é ter um ambiente arrumado e limpo, caso contrário tenho um bloquei mental! rs
Um ano e meio se passou praticamente, e parece que foi uma outra vida atrás. Ainda estou confusa sobre meus sentimentos…acho que só vou ficar tranquila mesmo quando tiver a nota do examinador externo, porque tudo que fiz até agora foi entregar a tese final para ser avaliada. Ainda não sei se vou ter que apresentar ou não, porque isso depende da vontade do examinador. Veremos! Os manterei informados! Mas ainda assim, deixo o registro do fim de uma fase…rs

Photo on 08-03-2016 at 09.49 #2

IELTS em Janeiro de 2016

20170512_120935

Almoço pós entrega da tese

20170510_174655

Primeiras impressões

20170512_101911

Lago da pensação e a “gaviota”! rs

 

cabeleira

Foto no meu cubículo da faculdade, mas só coloquei pra mostrar como o cabelo cresceu e meu rosto afinou! hahaha

 

Trilha sonora de campeã:

 

Advertisements

About Neoma

Sou uma pessoa de bem com a vida, alegre, entusiasmada, atenciosa, otimista, instável...etc! Sou filha, irmã, mulher, amiga! "...faço o melhor que sou capaz, só pra viver em paz..."

5 responses to “Êhhh campeôôôna!

  1. Francinne

    Parabéns amiga! Você merece! Que venham mais grandes objetivos como este! Mil 😘

  2. Graziella

    Leio seus post e fico admirada…
    Devia ser escritora também. Rs

  3. Graziella nunes

    Leio seus post e fico admirada…
    Devia ser escritora também. Rs

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: