Primeiro trimestre em Valencia

Oiiii! Espero que esteja tudo bem com vocês! =)

Nesses quase três meses em Valencia, queria registrar algumas observações que tenho feito no meu novo cotidiano e também compartilhar alguns detalhes que fazem diferença na minha vida. Imagino que talvez esses detalhes façam diferença na vida de outras pessoas também só que sem que se notem.
Eu foquei por tanto tempo em eventos macros (trabalho, mestrado, viagens) que acabei ficando parcialmente cega para os micros (cotidiano). Agora sinto que os macros já não mais me roubam total atenção, e os micros conquistaram seu merecido espaço.

Vizinhança: ontem fui ao açougue comprar carne pro jantar e enquanto esperava a dona (que é uma senhorinha muito simpática e toda vez me recebe com um sorriso de orelha à orelha) cortar calmamente os filés da carne gorda que pedi, passou por ali uma família com duas crianças, dois velhinhos e uma moça pra cumprimentar a conhecida de longa data. Todo mundo parecia feliz. As crianças gritavam “hola, hola, hola” e os avós perguntavam como a senhorinha estava, mas logo se despediram e seguiram seu caminho. Eu gosto de ir nesse açougue, e não somente porque a carne é boa e tudo é bem limpinho, mas porque tanto a dona quanto o dono são muito atenciosos e queridos. Toda vez me chamam de cariño (acho o máximo…rs). Saí de lá com um sorriso terno no rosto e cumprimentei o senhorzinho da quitanda da esquina onde compro legumes fresquinhos. Uma vez ele até deixou o Di comprar limão fiado porque não aceitava cartão, isso sem que ele o conhecesse. Falando em fiado, a padaria no qual tomamos café da manhã aos sábados nos ganhou como cliente justamente por deixar fiado nossa primeira conta, por também não passar cartão. Ao mesmo tempo que temos vergonha de passar por essas situações por ainda não termos nos acostumado a andar com dinheiro na carteira, acabamos encontrando sem querer nossos lugares preferidos pelas redondezas e nos tornando clientes fiéis…rs
Cidade perfumada: as pessoas aqui sempre estão perfumadas, não importa o bairro que ande, “quebrada” ou não, homens e mulheres de todas as idades se preocupam em cheirar bem. Desde sempre lembro de ter uma memória olfativa muito peculiar. Tipo ao passar ao lado de uma pessoa na rua e imediatamente lembrar da minha mãe enquanto eu era bem pequena, ou lembrar da minha tia Cida mesmo tendo anos que não a vejo. Mas peculiar mesmo é quando o cheiro me lembra uma situação específica como o primeiro dia de aula na primeira série ou do dia que vi uma amiga passar muito mal. Já ouvi dizer que mulher tem um olfato super aguçado por questão evolutiva, principalmente porque precisamos identificar se comidas estão estragadas ou se tem alguma anormalidade no ambiente que deve ser corrigida. Por essa linha de raciocínio lembrar dos cheiros também faz sentido.
Companheirismo: reparei que há muitos casais de velhinhos e as vezes que mais os vejo são quando estou no mercado pra comprar algo pro almoço. Geralmente estão discutindo sobre qual carne comprar, que legumes e verduras levar, tudo fervorosamente. Esses casais, que provavelmente passaram a maior parte de suas vidas juntos, parecem ter segurado a juventude em seus espíritos. Essa cumplicidade duradoura é encantadora. Enquanto vejo tantos casais jovens se separando me pergunto qual o segredo para essa magia, talvez a resposta esteja justamente nos detalhes.
Liberdade: aproveitando o ensejo das observações no mercado, cabe falar que os vinhos são extremamente baratos e excelentes? rs Essa semana estávamos num desafio de “7 vinhos em 7 dias”, foi um sucesso…hahaha Uma coisa curiosa é que depois de viver tantos anos na Irlanda ainda não me acostumei com os fatos de: 1) ninguém nunca pedir meu documento pra comprovar a idade; 2) não ter horário limitado para comprar bebidas; 3) não ser proibido beber na rua e; 4) não ter alcoólatras/drogados espalhados como zumbis pelas guias e calçadas. No final das contas as proibições e preços altíssimos não parecem eficazes no combate ao apocalipse zumbi…
Novos velhos conhecidos: tem um jovem senhor que sempre pede esmola na porta da igreja que vou aos domingos, o vejo quando chego e ao sair. Penso se ele também entra, ou se fica ali naquele horário somente porque sabe que as pessoas tendem a serem mais caridosas naquele momento. Ele parece ser conhecido de todo mundo. Outro dia no elevador uma vizinha que nunca vi antes desabafou sobre o preço do alho e me disse que preciso pesquisar bem antes de escolher onde comprar. Achei muito engraçado nunca ter visto ou conversado com ela antes, mas mesmo assim ela me tratou como se fosse amiga de longa data! Me pergunto se as pessoas realmente se conhecem há muito tempo ou somente parece…rs
Sorte na vida: nesses poucos meses de Espanha, já recebemos visitas muito especiais! Vieram tios e primos do Di que moram em Barcelona e também uma amiga queridíssima com a irmã e os pais. Não tenho como negar ou omitir, estou cercada de amor nessa minha vida.
Pedaleiros: fizemos carteirinha da Valenbisi e agora bicicleta é o nosso meio de transporte principal. Porém agora que tá esfriando usamos o metrô também. Se eu contasse pra Neoma frustrada de anos atrás ela nunca acreditaria nessa história…rs
Macro mix: Pra não falar somente de coisas micro, as macros resumidas são que vou à Dublin pra minha colação de grau do mestrado em dezembro, teremos visita de amiguinhos em seguida e depois disso vamos ao Brasil! Continuamos acompanhando algumas séries, aumentamos a quantidade de tempo pra leitura, continuamos com a alimentação saudável durante a semana e avacalhando no final de semana…rs
Acho que vou acabar o post por aqui…rs

Bjo, tchau!

 

Trilha sonora:
New Order – Bizarre Love Triangle

 

Advertisements

About Neoma

Sou uma pessoa de bem com a vida, alegre, entusiasmada, atenciosa, otimista, instável...etc! Sou filha, irmã, mulher, amiga! "...faço o melhor que sou capaz, só pra viver em paz..."

2 responses to “Primeiro trimestre em Valencia

  1. Lara

    Sensacional!
    Adoro!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: